quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

CARA INCHADA

O termo "Cara Inchada" refere-se a uma enfermidade relacionada com a falta de minerais, especialmente o fósforo. A enfermidade tecnicamente é conhecida pelo nome de osteomalácea e representa um dos grandes problemas da pecuária brasileira, principalmente a de corte. Existe atualmente uma certa polêmica sobre os exatos mecanismos envolvidos no aparecimento da doença. Certamente a carência de fósforo na dieta dos animais é um dos fatores associados à "cara inchada", mas acredita-se que existam outro fatores, inclusive cogita-se a participação de certos micro-organismos no processo.
O fósforo é um mineral importante para diversos sistemas do organismo animal, sobretudo para os ossos. O animal deve ingerir diariamente quantidades adequadas de fósforo e numa proporção balanceada com outros minerais como o cálcio. Todavia, os solos brasileiros de maneira geral são muito pobres em fósforo. A suplementação mineral é uma forma de corrigir essa deficiência. De extrema eficácia, mas de alto custo, muitos criadores não a adotam na forma e quantidade corretas. Assim, muitos animais acabam por sofrer de carência de fósforo.
A carência de fósforo é responsável por inúmeras alterações no organismo que vão desde o hábito de lamber terra e ingerir materiais estranhos, até alterações no desempenho reprodutivo. A ingestão de ossos, por exemplo, pode levar à ocorrência de uma doença tão grave quanto o botulismo. Carência de fósforo e botulismo andam juntos.
Como reconhecer
A falta de fósforo provoca o amolecimento e destruição de determinados ossos. Nos locais onde há essa destruição, ocorre a formação de um tecido esponjoso de maior volume. Como é comum encontrar essa destruição nos ossos da face do bovino, nota-se um aumento do volume da face nos animais. Associado a isso, os animais afetados apresentam um severo emagrecimento e seus pelos ficam ásperos e arrepiados. Podem ocorrer anemia e diarreia.
Como tratar
Casos não muito avançados respondem de maneira altamente satisfatória quando apenas se corrige a dieta dos animais, garantindo uma suplementação adequada e balanceada de cálcio e fósforo. Mesmo assim, o animal levará um bom tempo para se recuperar totalmente.
Em casos nos quais houver uma destruição óssea muito intensa, ou quando o emagrecimento do animal for extremo, pode ser difícil reverter a enfermidade.
Como é muito comum a ocorrência simultânea de outras doenças, deve ser feito também um tratamento das enfermidades intercorrentes, como a verminose, a diarreia, etc.
Como evitar
A suplementação mineral com produtos de boa qualidade traz resultados muito satisfatórios. A adubação e correção do solo, se possível também pode ajudar na prevenção da doença.
Agropecuária NUTRIVERDE® - Um novo conceito em Saúde Animal - Todos os Direitos Reservados
Rua Dom Bosco, 940 - Castelo - CEP 14.300-172 - Batatais-SP
CNPJ: 10.968.775/0001-09 - IE: 208.119.588.119 - SAC: agropecuaria.nutriverde@hotmail.com
FONE: Tim (16) 98135-2934 - WhatsApp: +55 (16) 98135-2934
Copyright © 2009-2020 - Blog designed by Sérgio Raymundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores NUTRIVERDE®

Agropecuária NUTRIVERDE® - Um novo conceito em Saúde Animal

Rua Dom Bosco, 940 - Castelo - Cep: 14.300-172 - Batatais/SP
E-mail: agropecuaria.nutriverde@hotmail.com Skype: nutriverde
Blog/Site: http://www.agropecuarianutriverde.blogspot.com/ ou http://www.nutriverdebrasil.blogspot.com/
Facebook: http://www.facebook.com/nutriverde
Twitter: http://www.twitter.com/nutriverde
Fones: FIXO: (16) 3761-4571, CELULAR - TIM: (16) 98135-2934
WhatsApp: +55 16 98135-2934